Como o sensor de movimento auxilia na segurança da sua casa?

person-using-smartphone-his-automated-home (1)

A segurança residencial é um assunto sério e merece a sua total atenção. Afinal, é em casa que vivemos os melhores momentos junto à família, então, contar com proteção é fundamental. Entre as opções de quem busca uma solução eficiente para a segurança residencial está o sistema de alarmes. Você sabia que ele é formado por uma série de dispositivos integrados que, juntos, oferecem máxima proteção e tranquilidade para a família? Os sensores são componentes indispensáveis no sistema de alarmes e é através deles que os movimentos são detectados, emitindo um alerta para a central sempre que necessário.

 

O sensor de movimento é um dispositivo essencial para o funcionamento do sistema de alarme. Também chamado de sensor de presença, ele é responsável por detectar movimentações na área monitorada sempre que o alarme estiver armado. No caso de um movimento atípico, então, o sensor conectado à central fará o alarme disparar, acionando a equipe de monitoramento. De maneira remota e através das câmeras de vigilância, os profissionais poderão visualizar as imagens da residência, a fim de identificar se houve, de fato, uma intrusão ou tentativa. Assim, será muito mais eficiente a tomada de decisão.

 

Como funciona o sensor de movimento?

O sensor de movimento funciona através de um infravermelho e algumas funcionalidades extras podem ser adaptadas ao dispositivo. Por exemplo, em determinadas situações, é possível que o sensor não somente dispare o alarme e comunique a central remota, como também registre imagens em tempo real e encaminhe através do sistema. Dessa forma, além da equipe de segurança ter acesso às imagens via câmeras de vigilância, o morador receberá as imagens em seu celular. No caso de ocorrências policiais, essas mesmas imagens podem ser utilizadas como provas para identificação dos criminosos.

Os sensores de presença, ou de movimento, são extremamente úteis em diferentes situações. Além de serem essenciais no sistema de alarmes, eles podem ser empregados em outros elementos, a fim de facilitar a rotina. No caso dos portões automáticos das garagens, o dispositivo garante mais segurança ao entrar e sair de carro, impedindo que o portão feche sobre o veículo. Em edifícios, eles podem ser instalados junto aos elevadores, a fim de evitar que as portas se fechem na presença de uma pessoa ou objeto.

A tecnologia permite inúmeras funcionalidades quando o assunto é segurança e funcionalidade na rotina. No caso dos sistemas de automação, os sensores também

têm grande utilidade. Integrados aos demais dispositivos, é através deles que as luzes da casa se acendem na presença de pessoas, sendo útil tanto para a chegada dos moradores, quanto para inibir a ação de criminosos.