Você conhece o botão de pânico? Saiba sobre esse recurso para segurança condominial

alarme-24h-residencial-peter-graber

Na segurança condominial, diversos recursos podem ser utilizados a fim de aumentar a proteção dos moradores e dos funcionários do residencial. Além de monitoramento de alarmes e portaria remota, um dispositivo muito útil para esses locais é o botão de pânico. Ele pode auxiliar na segurança tanto dos condôminos, como dos próprios porteiros dentro da guarita. Para saber mais sobre essa solução, continue a leitura.

O botão de pânico pode ser integrado a outros sistemas de segurança eletrônica e tem como função emitir um alerta para a central de monitoramento ou portaria sempre que for acionado. Discreto e muito eficiente, ele pode ser encontrado nas versões fixa ou móvel. Nesta segunda, ele deve estar sempre à mão do morador, como se fosse a própria chave da casa ou do carro. Assim, caso esteja em situação de risco, poderá imediatamente pressioná-lo e informar à empresa responsável sobre o que está ocorrendo.

O botão fixo é um recurso interessante para áreas como a guarita da portaria. Afinal, esse local pode ser alvo de criminosos que desejam invadir o residencial. Dessa forma, caso o porteiro sinta-se em situação de risco, seja ameaçado ou verifique a invasão de meliantes, ele poderá discretamente pressionar o botão de pânico e informar a central remota. O ideal é que o dispositivo seja instalado em um local discreto e estratégico, a fim de facilitar o seu uso em caso de emergência.

Como funciona o botão de pânico?

Esse recurso é muito útil na segurança de condomínios residenciais, no entanto, os moradores devem ser orientados a somente pressioná-lo em caso de emergência. Como o próprio nome sugere, ele deve ser acionado em situações de pânico, ou seja, quando uma ameaça for detectada. Ainda assim, é importante que o usuário saiba como utilizá-lo, a fim de não colocar sua integridade em risco. Seu uso deve ser discreto e eficiente, sem que o criminoso suspeite e reaja de forma inesperada.

Sempre que o botão de pânico for acionado pelo condômino, a central de monitoramento remoto ou mesmo a portaria do residencial receberá um alerta, informando da situação de emergência. Com essa notificação, os profissionais poderão acessar as câmeras de vigilância para verificar o que está acontecendo e tomar a melhor medida possível para preservar o cliente. Com as imagens, será possível enviar uma equipe ao local ou comunicar às entidades responsáveis imediatamente.

É importante saber que o momento da verificação é fundamental neste processo. Caso os operadores detectem que o botão de pânico foi acionado por engano pelo morador, eles entrarão em contato via telefone para solicitar a palavra-chave, que é uma espécie de senha. Se ela for dita de forma correta, a ação é suspensa. No entanto, se o morador informar a senha errada, a central de monitoramento acionará a polícia para ir até o local e verificar a situação.

Como vimos, o botão de pânico é um item muito útil na segurança de um condomínio residencial, pois permite que a possível vítima informe imediatamente os responsáveis sobre a sua situação de risco. Com resposta rápida e eficiente, é possível preservar a sua integridade e manter a segurança do local monitorado.

Se você é síndico ou morador de um condomínio residencial e deseja saber mais sobre o botão de pânico e outros serviços de segurança eletrônica, acesse o site da Peter Graber. Ou, se preferir, entre em contato agora mesmo e converse com um de nossos especialistas.